SOBRE O SAAE
O SAAE – Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia é uma autarquia municipal responsável em planejar, executar e operar os serviços de captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta e transporte de esgoto do município de Águas de Lindóia – SP. Hoje o SAAE abastece com água tratada 100% das casas da área urbana e uma parte da área rural, coleta 96% do esgoto e trata 30% de todo esgoto coletado no município.
SAAE em Números: Atuam na administração e operação do SAAE 73 servidores. O SAAE conta com:
- 100% de água distribuída
- 93% de Esgoto coletado;
- 30% de Esgoto Tratado.
- 7.115 ligações de água hidrômetradas;
- 6.540 ligações de esgoto;
- 9.209 ligações de economias.
- 02 Estações de Tratamento de Água (ETA) do tipo convencional: sendo uma localizada no centro do município com capacidade de até 100 l/s e outra localizada no bairro Jaboticabal com capacidade de até 30 l/s.
- 02 Estações de Tratamento de Esgoto: ETE Barreiro com capacidade de até 30 L/s.
- ETE Moreiras em fase de teste, aguardando início da operação.
- 126 Km de Extensão de Rede de Água;
- 120 Km de Extensão de Rede de Esgoto;
- 21 Km de Extensão de Emissários de Esgoto.
BREVE HISTÓRICO
Em 1975 foi criado o SAAE – SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO, através da Lei Municipal nº 1.125 de 16 de março de 1975, como órgão gestor dos serviços de saneamento do município de Águas de Lindóia-SP.

Prédio da ETA I à esquerda e o antigo escritório do SAAE à direita em 1980.
O primeiro diretor do SAAE foi o Sr. Vitor Domingues, nomeado pelo então Prefeito Sr. Adolpho Mantovani. Posteriormente, assumiram o cargo de Diretor do SAAE: José Uberto Rodrigues, Paulo de Castro Ribeiro, Airton Damaso, Luiza de Carvalho, Helio Pirani, Joel Ferrari, Salvador Di Bonito, Hilario Piffer Jr, José Eduardo Fregonesi, Salvador Barbato, Guilherme Gorski Damaceno, Pedro Camilo Rieli, Luciano Carvalho Fiori e Luiz Augusto Rodrigues e João Batista Orrú (atual diretor presidente). Em 2009, o SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto passou a ser SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia, como parte da Reestruturação Administrativa da Autarquia realizada no mesmo ano, regida pelas Leis Complementares 131/2009 e 132/2009, visando melhoria da qualidade, aumento da produtividade, eficiência e eficácia dos serviços de saneamento no município. No mesmo ano, o SAAE realizou o concurso da nova logomarca do SAAE Ambiental entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município. O concurso contou com a participação de aproximadamente 600 alunos de 5ª a 8ª séries. Hoje, o SAAE Ambiental encontra-se com uma equipe técnica especializada, a qual constantemente desenvolve projetos relacionados ao Saneamento para obtenção de fundos junto ao Governo Federal e Estadual, visando sempre melhorar a sua prestação dos serviços. Além de prestar os serviços essenciais de tratamento de água e esgoto, o SAAE tem desempenhado e apoiado eventos e programas ambientais, além de serviços como combate a incêndios e limpeza de galerias de águas pluviais. O SAAE Ambiental, procurando desenvolver ações mais objetivas nos sistemas de saneamento e meio ambiente, assume os seguintes compromissos:
- Aumentar a cobertura e eficiência da rede de distribuição de água tratada.
- Aumentar a coleta, transporte e tratamento dos esgotos gerados.
- Reduzir o volume de perdas físicas dentro do sistema.
- Aumentar o fornecimento de água para as necessidades humanas.
- Atingir padrões de qualidade de água e de tratamento de esgoto internacionalmente reconhecidos.
ETE Moreiras. Este empreendimento foi custeado pelo Programa Água Limpa da Secretaria de Saneamento e Energia do governo estadual, sendo coordenado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. No final de dezembro de 2010, o SAAE recebeu a Licença Ambiental Prévia e de Instalação da CETESB para este empreendimento. No momento, a estação encontra-se em pleno funcionamento, atingindo altos índices de eficiência no tratamento do esgoto.
Com esta estação em funcionamento, o município deu um salto significativo no índice de tratamento de esgoto, indo dos 30 para 80%, uma vez que a estação trata o esgoto da região central de Águas de Lindóia, que corresponde a aproximadamente 50% do esgoto gerado pelo município.
ETE do Pelado A Estação de Tratamento de Esgoto está sendo financiada pelo Governo Ferderal através da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e encontra-se na fase final das obras.
Com esta estação em funcionamento, o município pássará a ter 98% do esgoto tratado. Somando-se aos 30% da ETE Barreiro e aos 50% da ETE Moreiras, fechando praticamente os 20% restantes. A Estação tratará o esgoto gerado nos bairros dos Francos, Pimentéis, Porfírios, Pelado e Jd. Europa. |